A importância da alimentação na adolescência.
A adolescência, que vai dos 10 aos 19 anos de idade, é um período muito especial da vida e de extrema importância, pois, muitos dos hábitos adquiridos nesta fase serão decisivos para a idade adulta. “Adolescentes bem alimentados” provavelmente serão adultos saudáveis. Trata- se de uma fase conturbada, já que nesta fase entram em jogo as preocupações excessivas com o peso e a estética.
REFERENCIAL TEÓRICO:
A importância da alimentação na adolescência.
Por causa do rápido crescimento físico que acontece na adolescência, ocorre também um aumento das necessidades de nutrientes.
Não é raro encontrar adolescentes que não tomam o café da manhã e substituem o almoço e o jantar por lanches ou refeições rápidas, compostos principalmente de “fast-food” com frituras, embutidos (salsicha, salame e presunto, entre outros), salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, doces e refrigerantes. O consumo excessivo desses alimentos pode comprometer o crescimento do adolescente, além de aumentar o risco de desenvolver doenças como obesidade, diabetes ou hipertensão. Felizmente, o risco e a evolução dessas doenças podem ser modificados com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, que incluam o consumo de legumes, verduras, frutas, feijões, cereais, leite e derivados e carnes magras. Paralelamente é importante limitar a ingestão de gorduras, colesterol, sal e açúcares. Hábitos alimentares saudáveis na adolescência melhorarão a qualidade de vida na fase adulta.
Alimentação Saudável para Adolescentes
A alimentação nos adolescentes deve sustentar o crescimento, promover a saúde e ser agradável. Durante a adolescência, existem várias alterações de natureza fisiológica e hormonal que afetam as necessidades nutricionais, tal como um crescimento rápido e ganho de massa muscular e óssea. Algumas das deficiências mais comuns na adolescência são:
Deficiência em Ferro
A deficiência em ferro é uma das deficiências mais comuns, e os