Nutrição do idoso e adolescente
> Infância
O período dos seis meses aos dois anos de idade é essencialmente marcado pelo crescimento acelerado, ganho de peso e de estatura. Associados a esse crescimento, a criança começa a dar os primeiros passos, balbuciar palavras e ter impressão sobre o mundo. Por isso, é inquestionável a importância da alimentação nessa fase.
Os problemas da alimentação nessa etapa da vida trazem como consequências dificuldade no aprendizado, obesidade, hipertensão, desnutrição e até a mortalidade.
Dicas para uma alimentação saudável:
* Dar somente leite materno até os seis meses de idade;
* A partir dos seis meses de idade os pais devem inserir outros alimentos junto com o leite materno;
* Depois dos seis meses, pode se inserir alimentos complementares como: cereais, carnes, frutas e verduras. Sopinhas de legumes, carnes e cereais devem ser espessos e oferecidos de colher;
* Evitar o açúcar, café, frituras, refrigerantes, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida.
> Adolescência
Nesta fase de crescimento acelerado é de grande importância à atenção á energia e alguns nutrientes como: proteínas, ferro, cálcio e vitaminas A e C, cujas necessidades aumentadas estão fortemente ligadas ao padrão de crescimento.
Durante a adolescência, a alimentação balanceada é muito importante, pois além de satisfazer as elevadas necessidades de nutrientes durante esta fase, ela serve também para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida.
Certos hábitos alimentares estabelecidos na adolescência podem resultar em maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo doença coronária, osteoporose e alguns tipos de câncer na vida adulta, é multo importante a conscientização da importância de uma alimentação preventiva logo no início desta fase.
Consumir diariamente alimentos que sejam fontes de proteína como: leite e seus derivados, carnes e feijão. Ingerir diariamente frutas (em