relat rio adolesc adulto idoso
A adolescência é caracterizada por profundas transformações somáticas, psicológicas e sociais, compreendendo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período entre 10 e 19 anos de idade. É uma época de acelerados crescimento e desenvolvimento na qual o indivíduo adquire aproximadamente 25% de sua estatura final e 50% de sua massa corporal. Alterações importantes também ocorrem na composição corporal, caracterizada por depósito maior de gordura em meninas e de massa muscular em meninos.
As mudanças físicas ocorrem, principalmente, devido à maturação sexual e ao estirão puberal. O aumento da produção de hormônios causa mudanças no tamanho, forma e composição corporal. Há em média um ganho de 25% da estatura final e de 50% do peso final, que se deve principalmente ao aumento da massa magra (ANJOS, VEIGA, CASTRO, 1998). Os órgãos, como o coração e os pulmões, também aumentam de tamanho.
Todas estas mudanças levam a um aumento das necessidades nutricionais, que variam de acordo com a idade, tamanho corporal, sexo, desenvolvimento puberal e atividade física. Neste período de vida, ocorre uma elevação da necessidade protéica, devido ao aumento da massa muscular e à maturação sexual. Essa necessidade aumentada é facilmente atingida pelos jovens, que chegam na maioria das vezes ingerem bastante alimentos fonte de proteína (CIAMPO. e TOMITA, 2007).
O cálcio também é de grande importância. Nesta fase, é adquirida a maior parte da massa óssea, pois os hormônios do crescimento e os hormônios sexuais, que estão elevados, atuam positivamente na mineralização óssea. As meninas devem aproveitar esta fase para prevenir deficiências neste mineral, no período do climatério - evitando assim a osteoporose. A recomendação do consumo de alimentos fonte deste mineral é de três porções de leite ou derivados por dia.
O ferro também merece atenção especial já que nesta fase da vida, ocorre uma elevação das necessidades devido à expansão do volume