A importancia em relações humanas
As relações interpessoais nos ajuda a formar quanto sujeito. Nesse sentido, há possibilidade de buscar o equilíbrio entre as questões sociais e autoimagem. Entretanto, deve-se reconhecer cada qualidade individual dos componentes de um grupo, para que todos se sintam acolhidos, capacitados e indispensáveis, assim realizando um trabalho conjunto competente e satisfatório.
Em qualquer grupo encontraremos a busca da afirmação pessoal, rivalidades e alianças disputa pela liderança, momentos de coesão e desagregação, resistência ou disposição á mudanças. Dessa forma, cabe ao grupo chegar a um consenso que satisfaça ou agrade á todos os componentes para um melhor desempenho geral.
Para que permaneça ou construa um grupo sólido deve-se adotar uma dinâmica construtiva á qual todos os indivíduos pertencentes tenham suas tarefas bem estabelecidas. O líder de uma equipe tem de possuir características motivadoras, dominar habilidades sociais, fortalecer o diálogo, a flexibilidade, transmitir competência e confiança para que mantenha um trabalho em equipe estabilizado. Contudo, o grupo deve estar em sintonia ou objetivar os mesmos ideais.
Ao realizar-se um trabalho em equipe devemos construir primeiramente a base, ter clareza do objeto e objetivo imposto. Para que tenhamos um melhor desempenho ou retorno do objeto desejado. Ao trabalharmos em grupo esse aproveitamento e o idealizado será mais rapidamente alcançado, pois componentes unidos na forma de pensar e agir somente contribui com a capacidade ou potencial para tornar um grupo completo e fortificado.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
OSÓRIO, Luiz Carlos – Porto Alegre , Psicologia Grupal , Artmed editora Respeito pelo conhecimento, 2003.