A importancia dos recursos humanos
1.5 Grupo e Equipe
Analisando o texto percebe-se claramente a diferença entre grupo e equipe. O grupo corresponde a qualquer conjunto de pessoas com um objetivo comum. Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos. Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação. Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação. Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros. O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maior parte das vezes, reúnem-se por afinidades. Se há respeito e benefícios emocionais ou psicológicos, os resultados podem ser aceitáveis ou até mesmo bons.
Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc. Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas. pesar de o ambiente de trabalho ser o melhor possível, isso não significa que não haja conflitos, até existem, mas esses são resolvidos da melhor forma, e vistos como fator de crescimento e aprendizado para toda a equipe, que geralmente tendem a resolver o problema juntos.
Os líderes encontram-se presentes a todo o momento, atuam próximos a equipe, em conjunto com os membros, interagindo a todo instante. Não precisam dar ordens ou agir rudemente, são suficientemente seguros e não se sentem ameaçados pelos integrantes.
Quando um resultado é positivo, todos vibram, e todos recebem mérito, não apenas um. O feedback é constantemente