A importancia do recursos humanos
Nos dias atuais, os administradores lutam e competem entre si os melhores e mais qualificados profissionais para atuarem em sua organização. Dessa forma, seja a empresa micro ou grande porte, necessita do setor de Recrutamento e Seleção para sua sobrevivência.
O processo de R&S envolve a organização como um todo, desde a abertura de vagas até o processo de desligamento de um colaborador, podendo atingir novos profissionais que participarão do processo seletivo, e também antigos colaboradores que almejam uma promoção ou desmotivação com a integração de novos colaboradores. Portanto, o processo de R&S deve ser feito por profissionais experientes e especializadas na área.
Neste trabalho as principais questões debatidas em relação ao R&S serão qual a sua finalidade, a visão dos candidatos que participam do processo de R&S, assim como a nossa conclusão será mostrar a tão grande importância deste setor. Para melhor exemplificar essa pesquisa bibliográfica, segue-se a visão de alguns autores no decorrer dos capítulos.
Exemplificando o que será visto neste trabalho pode-se definir Recrutamento seguindo a visão de Chiavenato (2008) como: “Recrutamento avulta como um sistema que visa atrair candidatos nas fontes de recrutamento identificadas e localizadas no mercado de recursos humanos. O processo de recrutamento começa com a emissão da requisição de empregado: o órgão requisitante, chamado de linha é quem toma a decisão de recrutar candidatos. O órgão de recrutamento, staff é quem escolhe os meios, recrutamento interno, externo ou misto no sentido de obter as maiores vantagens no processamento e os melhores candidatos.”
1- RELATAR AS DIFERENÇAS ENTRE RECRUTAR E SELECIONAR O capítulo abaixo demonstra quais são os aspectos envolvidos para o processo de recrutamento e seleção e suas formas de utilização e a valorização do capital humano nas empresas através do recrutamento interno.
1. – Tipos de recrutamento e seleção