a importancia dos indicadoressociais
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Áudios
Vídeos
Conselheiros tutelares falam sobre sua função
13 de dezembro de 2010 | por VIA blog | Categoria(s): BA, Conselhos Tutelares, Entenda como funciona, Fique por Dentro, Itabuna / BA, Nossa Rede, Notícias, São José do Rio Preto / SP, SP, TO, Xambioá / TO
No dia 18 de novembro comemorou-se o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. O VIA blog ouviu a opinião de quatro conselheiros sobre a importância desse profissional para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Um ponto que causa divergência na opinião dos conselheiros é o tempo de mandato. Para Wagner Thomas, de Jandira, São Paulo, o mandato atual de três anos é suficiente. “O conselheiro tutelar tem desgastes, é uma função que mexe com a pessoa”, opina. Rosicléia Alencar Barros, conselheira de Xambioá, no Tocantins, município apoiado pelo Programa VIA, concorda: “É suficiente, já que o conselheiro pode se candidatar à reeleição”.
Já Edinei Rodrigues conselheiro de São José do Rio Preto, em São Paulo, que também participa do Programa VIA, acredita que o tempo deveria ser ampliado “(…) o mandato é curto e não há estabilidade. É raro um conselho que termine os três anos com todos os conselheiros”, diz. Regina de Fátima Nogueira Passos, conselheira de Itabuna, mais uma cidade apoiada pelo VIA, concorda com Rodrigues: “Três anos é muito pouco”, afirma.
Com a palavra, os conselheiros tutelares:
Qual a importância do conselheiro tutelar?
Edinei Rodrigues – “O principal é guiar as famílias. Muitas não têm seus direitos garantidos por falta de informação. Também há a necessidade de garantir a proteção da criança e do adolescente”.
Wagner de Oliveira Thomaz – “O conselheiro tutelar tem a função de fiscalizar se o Estatuto da Criança e do Adolescente está sendo cumprido pela família, pelo poder público, pela sociedade, pela comunidade. Ao mesmo tempo ele contribui com informações,