A Importancia Dos Contos
1. INTRODUÇÃO
Desde há muito tempo, a transmissão oral, ou seja, a contação de histórias é passada de geração em geração, esta foi uma das soluções encontradas pelas comunidades que não conheciam a escrita, para informar às gerações mais novas os seus conhecimentos, valores e crenças, que eram considerados fundamentais para a sobrevivência geral da respectiva comunidade.
O surgimento das creches e pré-escolas ocorreu devido o fato das mulheres começarem a trabalhar fora de casa, necessitando de um local adequado para cuidar de seus filhos enquanto estas estiverem ausentes. Com isso, as creches e pré-escolas passaram a desempenhar dois papéis fundamentais junto às crianças, o de cuidar e educar.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. RCNEI (BRASIL, 1998) é através das instituições de educação infantil que se abrem ambientes propícios para a criança desenvolver-se integralmente. Assim, a educação infantil não pode ser vista, apenas, como um lugar de aprendizado sistematizado, mas como um ambiente que promove o desenvolvimento de habilidades e a socialização da criança, na medida em que possibilita o convívio com outras crianças e, também, com adultos com origens e hábitos culturais diversos.
Para TORRES & TETTAMANZY (2008). É função da escola, estimular no aluno, o gosto e o prazer pela leitura, que deve ser disponibilizada em sala de aula de maneira atraente, prazerosa e significativa, devendo estar desvinculada da obrigatoriedade.
Assim, é possível afirmar que a arte de contar histórias passa a ser reconhecida como prática oral de um patrimônio cultural capaz de proporcionar prazer e lazer e que por meio deste processo as crianças aprendem a falar melhor, usam a imaginação e se desenvolvem muito mais. A partir dos contos, das histórias e da motivação do professor, a criança tem a oportunidade de exercitar a imaginação, criando imagens a partir do contexto