A importância do Conto na Educação Infantil
Palavras-Chaves: Literatura; Educação Infantil; Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
A criança ao nascer, automaticamente, já está inserida no meio social em que práticas sociais de leitura e escrita são realizadas. Inicialmente, a interação com a leitura ocorre através dos símbolos que são utilizados para dar nome a objetos. Pode-se assim entender várias informações para viver em uma sociedade letrada, posteriormente com a construção da base alfabética, entende-se o mundo das letras e aperfeiçoa-se essa interação.
A interação entre a criança e o conto, objetivo deste trabalho, ocorre desde o momento em que os pais contam histórias ou cantam músicas para ninar, acalmar e até mesmo para leva-la a compreender e conhecer o mundo.
O objetivo deste artigo é verificar a importância do conto na Educação Infantil como instrumento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são: observar a leitura e a escrita na Educação Infantil; pesquisar como o conto é utilizado no processo de ensino-aprendizagem; compreender como o conto favorece o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual do aluno.
REFERENCIAL TEÓRICO
O ato de ler sugere um domínio sobre as suas ações cognitivas e linguísticas que irão influenciar o desenvolvimento intelectual e social. Desta forma, a contação de histórias está presente no cotidiano de qualquer indivíduo, desde o seu nascimento enquanto é acalentado pela mãe até a fase adulta quando se torna um leitor assíduo.
Para Cagliari (1994), a linguagem humana tem uma função comunicativa, mas essa não é sua função, principalmente porque a comunicação nem sempre é a função mais importante no uso da linguagem. Quando as pessoas falam nem sempre pretendem apenas transmitir informações, conhecimento novo. Por exemplo, a contação de história permite tanto ao falante quanto ao ouvinte, vivenciarem o conteúdo que a história permite. Contar histórias é uma arte