Avalia O M Dulo 3
Esta avaliação corresponde a 50% da nota do terceiro módulo.
Algumas questões podem solicitar respostas subjetivas e opiniões particulares.
Nome do (a) cursista: Renata Melo Nascimento
1ª. Questão
A descoberta da solução das equações cúbicas por radicais por Scipione del Ferro, Tartaglia, Cardano et alli, marcou o reinício do desenvolvimento matemático. Este renascimento não foi um fenômeno exclusivo da Matemática e ocorreu também nas outras ciências assim como nas artes. Descreva o período que antecedeu esse fenômeno, a começar com o declínio da cultura clássica grega, levando em conta nesta descrição os papéis desempenhados pelos povos das culturas árabe e hindu.
Esse fenômeno aconteceu por volta de 1545, e causou tanto impacto que ficou conhecido como marco inicial do período moderno da matemática, foi a partir daí que houve um grande impulso à pesquisa em álgebra. Cardano publicou as resoluções de equações cúbicas e quárticas em seu tratado, mas não foi o descobridor original destas. Nicolo Tartaglia foi quem resolveu as equações cúbicas e Ludovico Ferrari, discípulo de Cardano, resolveu as quárticas. Nesta época as soluções de equações eram pensadas geometricamente.
2ª. Questão
Qual é a principal diferença entre a abordagem dada ao problema das cúbicas por del Ferro, Tartaglia, Cardano et alli e aquela usada pelos matemáticos que os antecederam como Omar Khayyam e Fibonacci? Qual foi a contribuição dada por François Viète?
Ommar Khayyām contribuiu em Álgebra com o método para resolver equações cúbicas pela intersecção de uma parábola com um círculo, que viria a ser retomada séculos depois por Descartes. Omar Khayyām tentou resolver equações do terceiro grau por meio de outra abordagem; semelhantemente ao que efetivou com equações do segundo grau, e não encontrando uma solução, declarou sua não existência, entretanto, as ideias geométricas aplicadas por ele à Álgebra apresentam certo caráter de modernidade para a época.
O trabalho dos