A Importancia do Ensino Religioso na Construção da Cidadania
INTRODUÇÃO
Este artigo destina-se à discussão sobre a função social do ensino religioso nas escolas, com base em pesquisas relacionadas ao assunto, que propiciem compreender melhor de que forma o ensino religioso pode contribuir para a formação ética e da cidadania. O ser humano vive hoje uma crise que remete a questionamentos constantes, que envolvem a sociedade, a família, a escola. Nesse contexto os educadores encontram no seu cotidiano escolar, a difícil tarefa de educar e formar cidadãos capazes de discernir entre o bem e o mal, e de ensinar a a assumirem as tarefas da vida com responsabilidade, sendo capazes de responder por seus atos. O ensino religioso então poderá atuar como formação ética do ser humano. A instituição precisa estar comprometida em formar cidadão capazes de de participar ativamente na sua comunidade, Sabendo-se que a escola, a família e a comunidade estão intimamente ligados aos problemas que afetam a vida social, política e econômica. O ensino religioso então deve ser visto como um ideário que impulsiona a formação ética do cidadão.
INTRODUÇÃO emergentes, sabendo-se que a escola, a família e a comunidade nos mostram um relacionamento junto aos problemas que afetam a vida social, política e econômica. O Ensino Religioso não deve ser visto como complemento de carga horária para professores, mas, como um ideário que impulsiona a formação ética do cidadão, por meio de uma transformação que advém para cada pessoa que diretamente é provocada pelo ensino e os conteúdos disciplinares que lhes são oferecidos.
Definindo a educação religiosa das mais diferentes formas, percebemos que o objetivo central do Ensino Religioso que aflui para um desenvolvimento pleno de transformação do sujeito humano. Sabendo que essa disciplina tem a sua fundamentação e natureza, voltada para a realização integral do ser humano diante das suas necessidades e da procura de respostas para as