A importancia do direito econômico
A relação entre economistas e juristas sempre foi marcada por diferenças, resultando numa divisão entre as ciências do Direito e da Economia, não só em outros países, como também no Brasil, pois os economistas e os advogados vivem em mundos diferentes.
O confronto entre Direito e Economia no Brasil, aumentou com os planos econômicos e o elevado consumo da sociedade, as atividades empresariais, que muitas vezes geram vários conflitos entre, o que faz crescer a necessidade de intervenção do Estado através do Poder Judiciário, nas relações sociais, por meio da utilização do Direito e da Economia.
Sendo assim, não podemos esquecer que os sistemas jurídico e econômico estão ligados ao sistema político, são importantes para o crescimento do país, portanto, uma economia de mercado baseada no direito que respeita as normas de mercado é muito importante, pois resolve a questão dos conflitos e mantém o país em desenvolvimento, se isso não ocorrer e tivermos um direito sem estar interligado com os princípios econômicos, certamente haverá um profundo impacto no mercado e consequentemente a queda da economia e não teremos um desenvolvimento satisfatório.
Eis a importância do estudo em conjunto do Direito e da Economia, motivo que fez surgir nas faculdades de direito o estudo da economia para que os futuros operadores do direito tenham uma visão mais ampla e uma concepção mais animadora a respeito do assunto, diferente do que vivemos a alguns anos atrás. Esse é um dos motivos pelo qual a divisão entre essas duas ciências vem se tornando menos rígida.
O Papel do Direito na Economia
Judiciário e o Direito exercem um papel fundamental na organização da atividade econômica.
A política econômica, através das leis protegem os direitos de propriedade privados, estabelecendo as regras para negociação dos direitos, das pessoas entre si e das pessoas com o Estado regulando o comportamento das empresas.
Os