A importancia do código de etica
1. INTRODUÇÃO
Entende-se por ética, a expressão única do pensamento correto, o julgamento do que é certo ou errado, bom ou ruim. A ética tem como objetivo o estudo do comportamento humano e tem como função a padronização das condutas com fins de minimização dos conflitos que possam advir da convivência em sociedade.
A ética profissional representa um conjunto de normas que direciona a conduta dos integrantes de determinada profissão. Um código de ética profissional tem finalidade fundamental de regulamentar o exercício da profissão, pois proporciona uma visão de justiça e um bom desempenho de suas funções por parte dos profissionais, evitando muitas vezes que estes se venham a incorrer na prática de atos ilícitos que, não fosse pelos Códigos de Ética poderiam vir a ser considerados normais dada sua prática já costumeira.
Contudo, o esclarecimento do que seja certo ou errado, bom ou mau, ajuda a dar guia para aquele que em algum momento se achar perdido. Ou seja, não se pode obrigar a alguém a ser ético, isso dependerá dos valores morais de cada pessoa, mas o que se pode fazer é deixar explícito aquilo que é certo e o que não é, assim caberá ao homem a escolha do caminho a seguir.
Nesse contexto surgem os códigos de ética organizados para serem o guia de todo profissional e seu objetivo principal é expressar e encorajar o sentido de justiça e decência em cada membro, construindo positivamente todos os degraus de uma sociedade mais digna.
A ética tem uma finalidade fundamental ao regulamentar das profissões, pois proporciona uma visão de justiça e bom desempenho das atividades, em situações que, muitas vezes, por interesses próprios ou mesmo por deficiência íntimas de cada homem, podem levar os profissionais por caminhos ilícitos na maioria das vezes, sem retorno.
Nesse contexto surgem os códigos de éticas organizados para serem o guia de todo profissional, contudo seu objetivo