a importancia do controle
Com o estágio supervisionado o aluno tem a oportunidade de demonstrar na prática os seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, utilizando os mesmos para o seu dia a dia de trabalho, demonstrando a extrema importância do aprendizado no qual teve ao longo deste período de 4 anos.
O Trabalho foi realizado na PricewaterhouseCoopers (PwC) uma empresa global com firmas separadas e independentes que trabalham de forma integrada na prestação de serviços de Assessoria Tributária e Empresarial e de Auditoria, está presente no país desde 1915, quando inaugurou seu primeiro escritório no Rio de Janeiro.
A Auditoria é uma especialização voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado. Tendo em vista a problemática em questão é a avaliação do ambiente de controles interno do cliente auditado. Para se obter conforto no ambiente de controles é necessário ter o entendimento da área auditada, como também efetuar procedimentos analíticos e substantivos, aos quais possam garantir o conforto da emissão de uma opinião sobre as demonstrações contábeis.
O trabalho a seguir demonstra uma parte da história da PwC, como também as principais rotinas desenvolvidas na área de auditoria baseando-se em normas contábeis e órgãos regulatórios.
2.1 – Como Avaliar a Eficácia do Ambiente de Controle Interno?
2.1.1 – Objetivo da Auditoria das Demonstrações Contábeis
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.
2.1.2 - Estrutura de Controles Internos – COSO
O COSO (Commitee of Sponsoring Organizations of the Treadway Comission) é uma organização voluntária do setor privado empenhada na melhoria da qualidade dos relatórios