Controle de versão e sua importância.
O que é o controle de versão? Controle de versão é simplesmente o controle de alterações de arquivos, documentos e projetos de qualquer tipo, de modo a se ter um histórico de tudo que foi criado e alterado durante sua existência.
Por que fazer? O controle de versão pode evitar diversos problemas, como por exemplo, que arquivos ou documentos sejam alterados por duas pessoas em paralelo e um sobrescreva a alteração anterior, também evita que se percam arquivos funcionais que foram alterados e apresentaram problemas e etc.
Vantagens. Ter um controle de versões eficiente ainda ajuda a manter a qualidade do produto final, ajudando a manter todos os clientes com a mesma versão do produto, ou caso seja necessário versões diferentes do mesmo produto caso algum dos clientes tenha necessidades especiais.
Para a gestão do projeto, além de permitir que várias pessoas trabalhem paralelamente em um projeto, ainda permite que se trabalhe em um projeto em versões diferentes, como por exemplo, parte da equipe finalizando a versão 1.0 enquanto outra parte já trabalha na versão 2.0.
Como funciona. Um controle de versão funciona em duas partes: o repositório responsável por manter todo o projeto e histórico de alterações, e a área de trabalho aonde cada pessoa tem uma cópia do repositório para se trabalhar.
Cada pessoa que for trabalhar no projeto deve sempre baixar a versão mais atual do projeto no repositório e trabalhar em cima dele, e quando terminar suas alterações, realizar um commit, que enviará seus arquivos e atualizará o repositório. Sempre antes de realizar o commit temos que verificar se já não houve alterações e realizar um merge, para que não precise ser revisto posteriormente.
Trunk, Tag e Branch. Trunk: O “Tronco” é a pasta que trabalhamos no dia a dia e que contém os projetos em desenvolvimento, o todo está no trunk.