A importancia das diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação infantil
541 palavras
3 páginas
De início faz-se necessário pontuar alguns significados sobre a educação. Sendo então, de extrema importância, relembrar o que é a mesma. Educação, em curtas palavras e, de fácil entendimento consiste no ato de educar, que nada mais é que, preparar novos indivíduos a partir de princípios morais, esses aliados ao limite e a liberdade, os quais servirão como estrutura comportamental para novas descobertas, bem como no auxílio do desenvolvimento pessoal, emocional e social de cada novo ser humano. Visto que em tempos remotos, as crianças eram percebidas como um adulto em miniatura, ou seja, o brincar não se conhecia, porém o trabalho era aprendido e exercido desde então, mudanças nesse contexto ocorreram a fim de possibilitar e afirmar a criança como tal, isso quer dizer que o trabalho faz parte das atividades de um adulto, e que o brincar e o estudar, além de importante, salientara as necessidades desse pequeno ser. Desde então, teóricos mantêm suas pesquisas e aperfeiçoamentos ativos, para que cada dia essa diferença entre criança e adulto seja evidenciada por todos. E, como a teoria sempre existiu e existirá para que a sociedade compreenda o modo em que vivem e, possivelmente o que viverá num futuro próximo, a prática, por sua vez, sempre se encontrara relacionada à primeira.
Portanto, referenciais teóricos fundamentam sim a prática diária de cada professor, que devera, mas nem todos vão em busca de definições sobre formas de intervir no modo de percepção infantil.
Compreender o tempo e o espaço da criança vai além da teoria. A prática de cada educador se faz a cada novo amanhecer, convivendo com novas situações. Dessa maneira, concretizando vai-se a prática, por assim dizer, do professor na escola.
Cabe comentar que, apenas entrar em sala de aula e seguir uma cartilha não se efetiva, de fato, um processo educativo. Esse último se dá de forma contínua, entre educador e educando, avaliando e reconstruindo saberes. Fazer uso