a importancia da teoria dos jogos no ambito juridico
A Teoria dos Jogos propõe um modelo ideal de comportamento para agentes racionais que levam em conta, por sua vez, o comportamento racional dos demais agentes de decisão em constante interação, de modo a cada um deles poder prever o comportamento dos demais em situações de conflito. A teoria dos jogos pode ser aplicada a institutos despenalizadores, onde as escolhas dos jogadores interessados em maximizar os próprios ganhos interferem ou dependem das opções dos outros indivíduos, como se dá, para citar alguns exemplos, na transação penal e na composição civil, ambos institutos presentes no ordenamento jurídico do nosso país. Faremos também, a devida correlação entre os argumentos dos delitos, e das penas com tais institutos despenalizadores. O presente estudo se propõe a analisar cada um dos institutos despenalizadores do nosso sistema jurídico, tendo por base essa concepção de maximização de resultados, estratégias, melhores escolhas, que envolvem autor do fato e acusador/ofendido, os quais ambos cedem em prol da obtenção de um resultado ótimo, seja para as partes, seja para a sociedade como um todo.
2. TEORIA DOS JOGOS
Segundo Walter J. Wessels “A teoria dos jogos é uma análisede como as pessoas se comportam em situações em que as ações de um participante afetam as ações dos outros.”, isto é, a teoria que estuda e analisa a tomada de decisões de indivíduos, quando o resultado de cada um depende da decisão do outro, numa dependência semelhante a um jogo.
Essa teoria parte de três pressupostos:
- Decisões racionais, nele acredita-se que todos os agentes decisivos tomam suas decisões de maneira intencional e racional, isto é que suas preferências estão claramente ordenadas e consistentes com a busca do objetivo.
- Decisão baseada na decisão do outro, assim considera-se a decisão e a reação do outro agente antes de tomar a própria decisão.
- Comportamento maximizador, os agentes tomam suas decisões visando