A importancia da quimica na engenharia
Hoje a indústria civil anda junto com a engenharia civil, pois essa área têm avanços rápidos por causa dos avanços dos componentes químicos. E atualmente o Brasil vem expandindo muito esse setor por causa das novas construções da Olimpíadas que irá acontecer no Brasil, além de um crescimento muito alto no setor civil, devido as industrias e o crescimento das cidades.
E as evoluções podem ser em matérias primas novos, ou em produtos que adicionados aos que já existem no mercado obtendo maior desempenho. Esses produtos são aditivos químicos com características plásticas que são elaborados a partir de resinas naturais que podem ser adicionados ao concreto, argamassa, areia; que evita trincas e rachaduras as paredes além de diminuir a quantidade de água utilizada.Como nos aceleradores: que aumentam a velocidade de hidratação do cimento. Aceleradores de pega, que reduzem o tempo de pega dos cimentos. Aceleradores de endurecimento, aumentam a resistência inicial do concreto, sem alterar o tempo de pega.Aditivos para Argamassas que modificam as propriedades das argamassas, aumentando sua trabalhabilidade, deslizamento, impermeabilidade, aderência e reduzem os custos de sua fabricação.Aditivos para Blocos de função densificadora, que melhoram a consistência e a qualidade da argamassa,aumentando o grau de compactação da mistura e consequentemente, sua resistência.Cura e Piso para controle da evaporação da água permitindo uma cura uniforme e para proteção e endurecimento de superfícies.
Além de interferir na estrutura, a química também é utilizada na fabricação de tintas, que agem como antiespumantes, dispersantes, nivelantes e até umectantes, possibilitando maior