Importância da Química para a Engenharia Ambiental
A partir da década de 60, com o avanço do desenvolvimento tecnológico das sociedades modernas e com o crescimento da população a química foi se tornando cada vez mais importante para o mundo, mas tudo isso causou destruição do nosso Planeta. Além, disso a indústria química era vista como apenas um transformador dos recursos naturais para o consumo humano sem se importar com os impactos que o meio ambiente podia sofrer. Descobrimos o perigo dos pesticidas, do lixo urbano e industrial e que nosso ar estava se tornando cada vez mais poluído. Mas por outro lado, os avanços da química impactaram em grandes benefícios para o ser humano, como podemos ver no Brasil. A expectativa de vida do brasileiro passou de 43,3 anos, na década de 50, para 68,1 anos em 1998.
No Brasil, também podemos destacar outras linhas de pesquisa que estão em andamento na busca de soluções para as questões ambientais, como:
Reciclagem: Reações químicas controladas que permitem a recuperação de matérias-primas para nova utilização.
Reciclagem energética: Reações químicas que geram energia a partir da combustão de alguns materiais (resíduos).
Painéis fotovoltaicos: Tornaram-se possíveis a partir do desenvolvimento de um polímero que transforma a luz do sol em energia elétrica.
Nanotecnologia: Novos materiais com maior eficiência.
Dentre outros avanços da química podemos exemplificar: na área de saneamento ambiental e processos de desinfecção de água, ao aumento e diversificação da produtividade agrícola à custa de insumos químicos, bem como da bioquímica, que serve como base da medicina preventiva, desenvolvendo vacinas e novas drogas que aumentam a nossa longevidade.
Assim, se formos