Comunicação e Redes - resumo
O estudo das redes na forma da teoria dos grafos é um dos pilares fundamentais da matemática discreta.
Redes sociais tem sido muito estudadas, nos últimos anos o estudo das redes ganhou um grande impulso, com foco nas propriedades estatísticas dos grafos.
O motivo é a disponibilidade de computadores e redes de comunicação, que permitem coletar e analisar grandes quantidades de dados em pouco tempo.
Com a necessidade humana de comunicação, foram inventados vários métodos, assim como redes telefônicas e telégrafo.
O processamento foi iniciado nos anos 50, com o surgimento dos primeiros sistemas de computadores, baseados em grandes equipamentos para processamento e armazenamento de informações. Em 1950 foi criado o Processamento batch e em 1960 os Terminais interativos, sistemas operacionais de tempo compartilhado. Os problemas desses processamento são baixo tempo de resposta e confiabilidade, configuração do sistema não agrada usuário e dependência de um gerenciamento centralizado.
Com a Tecnologia digital e micro eletrônica (1970), surgiram os mini e micro computadores pessoais com preço reduzido. E com isso, houve uma descentralização e individualização nos serviços.
Nas empresas, também houve uma evolução na informática, em que inicialmente, com o Processamento batch os processamentos de dados eram centralizados. Já com o Processamento On-line, haviam microcomputadores em cada setor da empresa, ligados a uma central. Logo após há o surgimento dos computadores pessoais, seguido por redes locais que os interligavam em cada setor e uma integração total dos computadores da empresa.
Conectividade significa Capacidade de se ligar e comunicar dentro deste mundo de equipamentos e redes heterogêneas. E com a necessidade de padrões ou normas que permitam interconexão de