A importancia da leitura na universidade
A questão da leitura dentro da universidade tem sido assunto de debate colocado por diversos pesquisadores e estudiosos.
Ao falar sobre leitura no ambiente universitário é fundamental que todos os educadores, professores e profissionais da área da educação estejam atentos para conhecer o processo de leitura, assim como o viés pelo qual os sentidos de um texto são construídos.
Uma das questões debatidas é que no ensino superior existem algumas dificuldades em relação à leitura, quando muitos textos solicitados pelos professores são lidos, mas não são entendidos pelos alunos devido a dificuldades de leituras anteriores.
Quando o problema existe o professor deve buscar saná-lo em sala de aula, oferecendo condições para que os alunos possam superar suas dificuldades.
É preciso formar leitores proficientes, ou seja, aqueles capazes de compreender e entender um texto escrito, leitores que tenham um posicionamento crítico e de análise diante daquilo que lêem.
O aluno deve ter competências para debater com o professor sobre aquilo que leu. O estudante do ensino superior deve buscar sua autonomia ao ler os textos solicitados, deve ser um ser autônomo quando o assunto é a compreensão daquilo que lê.
Havendo a necessidade deve substituir conceitos adquiridos no passado e adquirir novos conhecimentos no presente, vendo as mudanças que irão existir no futuro
De acordo com Demerval Saviani “a educação visa preparar o aluno para a vida sócio-política e cultural cumprindo seu ideal político que é a emancipação”.
A leitura é essencial na aprendizagem do aluno, assim é preciso conhecer a fundamentação teórica sobre o ensino da leitura para trabalhá-la em sala de aula, assim é preciso identificar as habilidades e estratégias envolvidas na leitura para se realizar um bom trabalho em sala de aula.
A leitura no ensino superior é indispensável para a formação acadêmica e posteriormente para o exercício