Logistica
GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NO
RESULTADO FINANCEIRO - ESTUDO
DE CASO WHIRLPOOL S.A. - UNIDADE
EMBRACO
Este artigo apresenta o modelo de gerenciamento de estoques, cujo principal objetivo é reduzir custos de estoques, melhorarem os indíces financeiros relacionados ao fluxo de caixa, sem prejudicar o nivel de atendimento oferecido aos clientes seja prejudicado.
Componentes do grupo
O processo de produzir:
" Não apenas fazer coisas diferentes, mas sim fazer de forma diferente “
“Produzir englobando abastecer, produzir e distribuir, e abastecer englobando o processo de comprar”.
SUMÁRIO
1. Introdução 2. Gerenciamento de estoques _ 3. Estudo de caso da Whirlpool S.A – unidade Embraco Planejamentos de médio prazo Planejamentos de curto prazo 4. Resultados e conclusões 5. Conclusão
1. Introduçao
O gerenciamento de estoques de produtos possui importancia estrategica para as empresas de manufatura em geral. A manutençao de estoques ajudam na reduçao do tempo de atendimento ao cliente, reduz a probabilidade de ocorrencias por vendas perdidas, e é fundamental para manter-se no mercado competitivo. Em contrapartida, estoques trazem consigo custos de armazenagem, obsolecência e de capital, entre outros, isso pode impactar diretamente no resultado financeiro da empresa. Sabe-se que as empresas estão sempre buscando um melhor gerenciamento em suas vendas, pois é de fundamental importância mensurar a demanda e quantificar custos de manutenção e obtenção de estoques, salientando então, os custos de obtenção e manutenção dos estoques. Deve-se saber se os estoques estão tendo a utilidade adequada ao dispêndio, apresentando o retorno esperado pelo investimento.
2. Gerenciamento de estoques
Segundo Ryzin (2001), estoques existem devido ao desbalanceamento que ocorre entre os