a importancia da ergonomia no trabalho
A falta de ergonomia tem levado um dos maiores índices de doenças ocupacionais, e pior afastamento de trabalho cada vez mais freqüente.
Diante desta realidade, os empreendedores devem estar consciente ao tipo de atividade elaboral e ferramentas do trabalho.
A ergonomia contribui:
Aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade.
Preocupações centrais no mundo do trabalho para ergonomia: segurança, saúde, eficiência e produtividade.
Contribui para a higiene e segurança no trabalho porque quando aplicada permite evitar:
Ausências dos trabalhadores por motivos de saúde;
Acidentes de trabalho;
Necessidade de recolocação profissional devido ao desgaste físico.
Ignorar a aplicação dos princípios ergonômicos no mundo do trabalho pode resultar em repercussões muito sérias, que não se ficam pelos danos causados nos trabalhadores.
A própria organização pode sofrer ao nível da produtividade e motivação dos empregados. São muitos os acidentes de trabalho graves que podem ser evitados quando se aplicam os princípios ergonômicos.
Para aplicar os princípios ergonômicos de forma eficaz são vários os aspectos que têm de ser considerados, podendo estes ser divididos em três categorias mais genéricas:
Identificar problemas endergonomicos:
Informe-se sobre a opinião dos trabalhadores. Os empregados, como ninguém, conhecem os desafios e problemas do trabalho.
Avalie os trabalhos realizados através de questões como: - A pessoa está numa posição confortável ou durante o trabalho experimenta desconforto, dores, cansaço ou stress?
O equipamento é o mais apropriado às tarefas desempenhadas?
O empregado está satisfeito com as tarefas que realiza?
Existem erros frequentes durante o processo produtivo?
Existem sinais de