ergonomia
Aluno: Alceu Gomes de Oliveira
Curso: Segurança do Trabalho
Disciplina: Introdução a Segurança e Higiene no Trabalho
Tema: Ergonomia - A importância da ergonomia para a produtividade e bem estar do trabalhador
Data: 17/07/14
Ergonomia – A importância da ergonomia para a produtividade e bem estar do trabalhador
Ergonomia é a ciência que trata da interação entre homem e tecnologia, visando adaptar tarefas sistemas, produtos e ambiente ás habilidades e limitações físicas e mentais das pessoas. Projeto ergonômico é a aplicação da informação ergonômica ao design de ferramentas, máquinas, objetos, tarefas, sistemas e ambientes ao uso humano seguro, confortável e efetível. Nada mais que o princípio do design centrado no usuário: A ergonomia procura adaptar o trabalho ao trabalhador, o produto ao usuário. Estende-se do mobiliário de trabalho ao de casa, hoje em dia órgãos de defesa do consumidor solicitam testes de produtos de consumo e apenas são aprovados os mais eficientes e que satisfaçam as condições de consumo.
A Ergonomia também estuda, cores, iluminação, umidade, temperatura e ruídos, leva em consideração o local de trabalho por inteiro, as funções de cada pessoa e tempo de permanência que cada função exige, pois o conforto é diretamente proporcional á produtividade.
O Objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.
A Ergonomia é considerada por alguns autores como ciência, enquanto geradora de conhecimentos. Outros autores a enquadram como tecnologia, por eu caráter aplicativo, de transformação. Apesar das divergências conceituais, alguns aspectos são comuns as varias definições existentes:
- A aplicação dos estudos ergonômicos;
- A natureza