IGor
Se analisadas do ponto de vista de ganho ou perda para os organismos envolvidos, as relações interespecíficas podem ser classificadas emharmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. As relações interespecíficas harmônicas são aquelas em que um ou os dois indivíduos envolvidos se beneficiam, não havendo prejuízo para nenhuma das espécies. Já nas relações interespecíficas desarmônicas há prejuízo para um ou ambos participantes da relação. Abaixo iremos ver quais são as relações interespecíficas existentes e quais são consideradas harmônicas e desarmônicas.
Relações interespecíficas harmônicas
→ Protocooperação, também é conhecido como cooperação ou mutualismo facultativo. Nesse tipo derelação ecológica interespecífica, as espécies associadas se beneficiam, mas conseguem viver isoladamente, não havendo nenhum tipo de dependência entre eles. Como exemplo de protocooperação, podemos citar a relação existente entre o jacaré e o peixe-palito. Nessa relação, o jacaré, que tem por hábito dormir com a boca aberta, permite que o peixe-palito retire restos de comida e sanguessugas que constantemente se encontram na boca do réptil. É importante ressaltar que tanto o jacaré quanto o peixe-palito conseguem sobreviver sem essa interação.
→ Mutualismo: também chamado por alguns autores como mutualismo obrigatório. O mutualismo é um tipo de relação ecológica interespecífica em que as duas espécies envolvidas se beneficiam. Mas... Cuidado! Não confunda mutualismo com protocooperação, pois no mutualismo a dependência é tão