a importancia atual do ensino
Se estivermos pensando a Educação como um processo que necessita de estratégias e de metodologias eficazes, faço aqui algumas observações sobre a importância de se incluir no currículo escolar, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, da disciplina “Filosofia”.
São muitas as críticas feitas aos programas e aos currículos de ensino elaborados pelo Sistema. Conteúdos desnecessários, falhas nas seqüências dos conteúdos de uma série para outra, excesso, falta ou distorções de informações, programas desatualizados entre inúmeras outras reclamações são feitas por professores e especialistas que atuam nas escolas.
Percebe-se uma urgência de uma ação transformadora que venha a gerar mais interesse e participação democrática, mais eficiência no pensamento crítico. Talvez esteja na hora de iniciar uma experiência educacional inovadora, que mostre ás crianças a utilidade dos procedimentos filosóficos para se conhecer a realidade que nos cerca.
A valorização da Filosofia como conteúdo, como uma atitude cotidiana e uma forma de desenvolvimento intelectual pode advir da sua inclusão no currículo das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Na escola, encontramos um universo de experiências cotidianas, de crenças, de opiniões, de preconceitos e outros tópicos que são propícios e adequados para a reflexão filosófica desde a mais tenra idade.
Quem sabe se colocando a Filosofia, bem mais cedo na vida da criança, como parte integrante das principais áreas das ciências do conhecimento, ela retome seu posto perdido de “Rainha das Ciências”?
Sabemos que a Filosofia existe há mais de 25 séculos. Dela surgiram e, pouco a pouco, se emanciparam, as várias ciências particulares e consagradas, que foram definindo seus objetivos, seus métodos e seus resultados próprios.
Cada ciência, ao se desligar da Filosofia, foi se enobrecendo e agigantando, sendo cada fez mais considerada necessária e útil.
O fato não se repetiu