Relatório, prática dos glicídios - técnico de química.
Prática: Glicídios
Materiais e Reagentes
Ácido clorídrico concentrado 2M
Reagente de Fehlling A e B
Solução de hidróxido de sódio 5%
Solução de glicose a 2%
Solução de sacarose a 5%
Solução de maltose a 2%
Solução de amido
Solução de iodo
Papel indicador de pH
Bico de Bunsen
Pinça de madeira
Tripé de ferro
Béquer de 50 mL
Pipeta de 50 mL
Pipeta de Pasteur
Proveta de 10 mL
Tubos de ensaio
Fundamentação teórica Os glicídios são conhecidos também como carboidratos, sendo substancia que apresentam carbono, hidrogênio e oxigênio. Em alguns carboidratos, entretanto, além desses aparecem o nitrogênio e o enxofre. Possuem basicamente uma função energética, sendo dentre os compostos orgânicos, o que fornecem maior fonte de energia para os seres vivos.
Objetivo Determinar glicídios através de reduções causadas pelos reagentes de Fehlling A e B.
Procedimento
Glicose
- Colocar 2 mL do reagente de Fehling A e 2 mL do reagente de Fehling B em um tubo de ensaio. Agitar. Juntar 1 mL da solução de glicose, aquecer e observar. Caso haja reação escrever a equação.
Sacarose - Colocar 2 mL do reagente de Fehling A e 2 mL do reagente de Fehling B em um tubo de ensaio. Agitar. Juntar 1 mL de solução de sacarose. Aquecer e observar. Caso haja reação escrever a equação. - Colocar 10 mL de solução de sacarose 5% em um béquer de 50 mL. Juntar 1 mL de solução de HCL a 2M. Ferver a solução cuidadosamente durante 3 minutos. - Esfriar. Juntar uma solução a 5% de NAOH, até alcalinizar a solução (controlar com papel indicador). - Colocar 2 mL do reagente de Fehling A e 2 mL do reagente de Fehling B em um tubo de ensaio. Agitar. Juntar 1 mL dos produtos da hidrólise de sacarose. Aquecer. Observar. Houve reação? Por quê? Procurar descrever o que ocorreu.
Maltose - Colocar 2 ml do reagente de Fehling A e 2 mL do reagente de Fehling B em um tubo de ensaio. Juntar 1 ml da solução de maltose. Aquecer. Observar.