A Import Ncia Do Servi O Social 1 Etapa
Ao longo do percurso, o serviço social modificou-se e ajustou-se, em cada momento histórico, buscando e criando bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Através de lutas, pesquisas e persistência, conseguiu conquistas avançadas na bagagem teórica e ao código de ética profissional. Tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente contrária aos objetivos profissionais. Podemos dizer:
Conforme Iamamoto (2000, p. 64) que a profissão avançou rompeu com o conservadorismo, atua na direção do fim da exploração de classe “sobre as questões que dizem respeito a sobrevivência social e material dos setores majoritários da população trabalhadora.”
O profissional de serviço social busca o significado da compreensão da sociedade, para a sua atuação é necessário ser qualificado para identificar, analisar e desenvolver práticas profissionais voltada para a peculiaridade da realidade em que se encontram. As principais áreas de atuação do assistente social são: Saúde, educação, meio ambiente, assessoria e consultoria, assistência jurídica, assistência social, ONGs, empresa entre outros.
O Assistente Social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, estando apto para desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais. O profissional de Serviço Social tem a possibilidade de formular e colocar em prática propostas que julgar conveniente para influir na melhora do pensar social e ainda está habilitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais tanto públicos quanto privados. O que conduz as ações cultivadas por esse profissional é a defesa dos direitos sociais e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O serviço social na contemporaneidade é muito mais do que um título formal pois sintetiza o desafio de decifrar os novos tempos para que deles possa ser