IPA Criacionismo X Evolucionismo
FACULDADE DE PEDAGOGIA
CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
Míria de Souza
Porto Alegre, Abril de 2013.
A Sociedade Brasileira de Genética esclarece que não apoia cientificamente nenhuma ideia criacionista que está sendo implantadas em escolas, universidades e em toda mídia.
Assim para não prejudicar jovens em formação nem menos ao estudo científico deixa este comunicado a toda sociedade brasileira.
Charles Darwin e Alfred Wallace publicaram no século XIX as primeiras ideias sobre Evolução Biológica, contribuindo desta forma para a Biologia do século XXI, que através destas ideias se fundamentou como uma Ciência experimental bem estabelecida.
A Teoria científica unifica todo o conhecimento biológico atual em várias áreas da saúde, ambiente, ...
A Teoria Evolutiva explica através de evidências e experimentos, a origem da biodiversidade, de todo planeta, incluindo as espécies existentes e extintas.
A Evolução Biológica investiga os fenômenos que podem ser medidos e testados experimentalmente, tendo um processo científico contínuo.
Porém, a Ciência não explica nem questiona as perguntas e as causas sobrenaturais .Quando há fenômenos que não podem ser explicados pela Ciência devido a limitações do conhecimento no século XXI, os Criacionistas costumam dizer que é algo sobrenatural.
Os Criacionistas adeptos de Terra Nova, Terra Antiga e Design Inteligente apresentam como “estudo científico avançado”, porém descordam ou até mesmo desconhecem todos os estudos científicos da Teoria Evolutiva.
Poucos Criacionistas são cientistas, mas quando falam de Criacionismo transferem sua crença e não as pesquisas que estudam e publicam.
Cientistas , filósofos e educadores estão esclarecendo para a sociedade que as ideias criacionistas são baseadas em crenças e não em pesquisas, que respeitam as ideias Criacionistas, mas que não a apoiam.