A import ncia do marketing pessoal no desenvolvimento da carreira
O marketing pessoal evoluiu para ser hoje a ciência e a arte de construir-se como pessoa de habilidades e promover-se como marca de qualidade e credibilidade, visando ao desenvolvimento integral da pessoa com o objetivo de aumentar suas possibilidades de sucesso nos ambientes que frequenta e em seus relacionamentos, familiares e profissionais. Como sucesso, entende-se a capacidade de chegar e permanecer entre os melhores, mais influentes e respeitados, consequentemente, entre os mais bem retribuídos membros nos círculos de relações humanas, entre os quais o círculo profissional.
Trata-se de uma ciência multidisciplinar, mais abrangente e mais complexa do que pretendem as “listas” de dicas para parecer-se com os melhores, que, embora de valor didático, podem levar a um produto com uma ótima embalagem e um excelente rótulo, mas com um péssimo conteúdo. Assim, aplica-se para a vida toda, na medida em que o ser e seu meio mudam e precisam harmonizar-se constantemente por meio de uma educação contínua, reciclando e atualizando todas as bases do saber que fundamentam o indivíduo e a sociedade. “Conhecimento e caráter têm de andar juntos; um não sobrevive sem o outro, para a construção da credibilidade”, comenta Iara Yamamoto, professora do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia.
Entre os principais domínios do ser humano integral, o marketing pessoal desenvolve os : da sustentabilidade (sustento = dinheiro); da vontade (caráter, ambição, assertividade); da personalidade (empatia, flexibilidade, comunicabilidade); do tempo e dos recursos (habilidades decisórias); do entusiasmo (criatividade, intuição) e da motivação e liderança.
Mas por que investir nessa ferramenta? Todo bom profissional será reconhecido um dia, certo? Não. Infelizmente, não. A realidade mostra que não. O número de pessoas menos capacitadas liderando pessoas mais capacitadas mostra que não.
“Ser talentoso e inteligente não