Uso da ferramenta Cmap tools
Indyanara de Souza Salema
Ione Alves de Lima
1 Introdução
A criação de mapas conceituais é uma técnica desenvolvida na década de 70 por Joseph Novak e um grupo de pesquisadores que se baseavam nas ideias de David Ausubel, na psicologia de aprendizado explícita e na epistemologia construtivista. Os mapas conceituais têm como objetivo auxiliar no aprendizado de um conteúdo sistematizado em um conteúdo significativo para o aluno.
A ferramenta Cmap Tools é utilizada para a elaboração desses mapas organizando seus pensamentos em esquemas gráficos, facilitando a memorização, a aprendizagem do conteúdo, auxiliando a planejar estudos, preparar-se para avaliações, e fazer anotações, pois propicia situações favoráveis para a assimilação do conhecimento, por este permanecer mais estruturado e organizado, essa ferramenta também pode ser utilizada para construir, navegar e compartilhar conhecimentos representados em mapas conceituais.
No decorrer do artigo iremos abordar as experiências obtidas com o uso da ferramenta Cmap Tools, quais foram as dificuldades encontradas no software, e se a mesma em conexão com o conteúdo abordado, proporcionará uma aprendizagem significativa para o aluno, e atendera aos impactos esperados.
2 objetivos
O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da ferramenta computacional Cmap tools, explanando a experiência que obtivemos com o seu uso e apresentando suas dificuldades e contribuições no processo de ensino-aprendizagem, verificando a potencialidade desse software com a construção de mapas conceituais, determinando se a ferramenta abordada em questão pode ser uma nova metodologia que atraia a atenção dos alunos, e supra as necessidades relacionadas ao processo de aprendizagem.
Para assimilar novas aprendizagens é necessário relacionar com os conhecimentos prévios, tendo estes um papel crucial no estabelecimento de pontos entre o novo e o velho.
3 metodologia
O método de pesquisa utilizado foi o