A import ncia das barragens em Portugal na gest o dos recursos h dricos1

3006 palavras 13 páginas
Índice
Páginas

-Introdução

2

- Recursos Hídricos

3

- Barragens:
- O que são

4

- Suas utilizações

6

- O uso de barragens e a gestão dos recursos hídricos

7

- Caso de estudo: Barragem do Alqueva

9

- Conclusão

11

- Bibliografia

12

1

Introdução
Com o crescimento populacional no Planeta, a procura por água eleva-se, causando tensões sociais em muitas regiões, e por essa razão é cada vez de maior preocupação a busca por um acesso mais fácil das águas superficiais e subterrâneas. A utilização de barragens tem vindo a ser uma opção já bastante utilizada em todo mundo, apesar de não ser uma solução definitiva, devido a vários aspectos, tais como os impactos provocados no escoamento do rio e regiões ribeirinhas.
As barragens regulam, armazenam e encaminham a água dos rios principalmente para usos domésticos, produção agrícola e industrial em cidades, geração de energia elétrica e controle de cheias, além de uso para recreação, turismo e aquicultura. A dependência de barragens e reservatórios para abastecimento humano varia muito entre os diversos países e, dentro de um mesmo país, em cada região. Perante o quadro de escassez e problemas na qualidade da água armazenada, devido à composição do solo e atividades antrópicas, a gestão dos recursos hídricos armazenados deve ser feita com o intuito de atender as causas actuais e futuras dos usos deste bem.
Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer o funcionamento das barragens e quais os seus impactos e benefícios nos recursos hidráulicos e nas áreas circundantes das mesmas.

2

Recursos Hídricos em Portugal
A distribuição dos recursos hídricos depende das condições climáticas e das características geológicas de uma área. Em Portugal, de clima Mediterrâneo com influências Atlânticas de intensidade variável, os contrastes são visíveis, apesar da sua reduzida dimensão. A vegetação, a paisagem, as actividades praticadas e a disposição do povoamento reflectem em grande parte a disponibilidade dos
recursos

Relacionados