Trabalho de Campo Tiradentes
INTRODUÇÃO São poucas as cidades que conseguem continuar relevantes diante do inexorável curso do tempo, e seja pela importância histórica de suas praças e construções, pela lendária figura do homem que a nomeou Tiradentes ou por suas diversas atrações culturais, continua sendo uma das mais importantes cidades históricas do pais. O que começou como uma simples vila no século 18, se tornou cidade com o alvorecer da república brasileira e a partir do século 20 virou alvo de investimentos pesados da área comercial e televisiva que culminaram na criação de um centro do turismo cuja efervescência cultural é amplamente conhecida em todo país. Se o ciclo do ouro a criou, o turismo e indústria cultural a fundiram em suas ladeiras seculares. A história das minas é visível e palpável, a cidade se encontra mais que nunca no caminho daqueles que desejam um reencontro com nossa história.
De importância dantesca e aspecto magnânimo, que se reflete em suas igrejas cujo ouro é mais ancestral que da famigerada Vila Rica, Tiradentes logicamente tem seus defeitos e pontos à melhorar, mas é um bom lugar a se conhecer, tanto por critérios histórico-culturais quanto turísticos, contando com grandes atrações, como as amostras anuais de Cinema e Culinária.
CONSTRUÇÃO E SITUAÇÃO ATUAL DE TIRADENTES A fundação da cidade de Tiradentes, hoje localizada no sudeste mineiro, na micro região do Campo das Vertentes e inserida no circuito Turística da Estrada Real, além de possuir fácil acesso aos grandes centro pelas rodovias BR 040 e BR 381 (Fernão Dias) que são interligadas pela BR 265, principal via de acesso à cidade, consistiu basicamente no interesse da população pela descoberta do ouro por João Siqueira Afonso, por volta de 1702. Essas pessoas se reuniram no local denominado “Ponta do Morro” construíram uma capela e fundaram o arraial que ficou conhecido como Santo Antônio da Ponta do Morro. Com a alta exploração das grandes quantidades de