Est Gio Gest O Esc
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA EM GESTÃO ESCOLAR
CURITIBA
2014
ANA ELOISA JACOB
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA EM GESTÃO ESCOLAR
Relatório final apresentado à disciplina de Pesquisa e Prática em Gestão Escolar. Professora: Marlene Roncato. Universidade Tuiuti do Paraná. Pedagogia. 8º período.
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DELINEAMENTO TEÓRICO
2.1 Perspectivas da gestão educacional
A autora Heloísa Lück apresenta em seu livro “Concepções e processos democráticos de gestão educacional” a crescente necessidade de se pensar a gestão educacional. Isto, devido à falta de inúmeros fatores, dentre eles a falta de referencial teórico para subsidiar a prática.
A gestão educacional corresponde à área de atuação responsável por estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar o modo de ser e de fazer dos sistemas de ensino e das escolas, para realizar ações conjuntas, associadas e articuladas, visando o objetivo comum da qualidade do ensino e seus resultados. (LUCK, 2010a, p. 25).
O que a autora propõe é que sem essa responsabilidade há um gasto errôneo de esforços e verbas. E isto é o que tem acontecido na educação brasileira, mas com as novas demandas no meio educacional é necessário voltar o olhar para “estabelecer diretamente o contexto das questões da descentralização do ensino, da gestão democrática e da autonomia na gestão escolar”. (LÜCK, 2006, p. 29) A escola atualmente encontra-se em mudança, esse desejo vem de dentro para fora e também parte da sociedade para dentro da escola, há uma cobrança para que a escola acompanhe as mudanças externas. Há uma mudança de paradigma emergente. Pois a sociedade ciente da fragmentação humana, decorrida do autoritarismo, da centralização de poder entre outros fatores que têm levado a escola ao fracasso busca agora,
(...) a adoção de práticas interativas, participativas e democráticas, caracterizadas por