A Import Ncia Da L Ngua Portuguesa
A língua portuguesa é muito mais do que gravar regras e macetes. Na verdade são suas regras que nos ensinam a escrever e a nos comunicarmos melhor. Mesmo tendo um povo totalmente alheio a regras gramaticais e com uma facilidade imensa para a criação de neologismos, os professores de língua portuguesa enfrentam todos os dias um desafio impressionante dentro das escolas, faculdades e cursos: o desamor, o desdém, o desprezo e a recusa.
A importância de se aprender as regras gramaticais, para se escrever textos melhores, aumenta a cada período, em: Nossa vida diária, profissional e principalmente em nosso convívio diário. Cada vez mais encontramos pessoas nos observando, e quando desprezamos o domínio mínimo da norma culta, principalmente na escrita, incorporando o coloquial diário, reduzimos a língua com uma criatividade espectacular.
Veja alguns exemplos de palavra e internetês:
Você = vc
Também = tb
Hoje = hj
Não = ñ
Porque = pq
Além das reduções, que agilizam as comunicações informais (entre amigos e familiares), encontramos ainda – o que é bem mais grave - o uso sintáctico incorrecto das palavras, já que muitos falantes acreditam, por conta da prática coloquial, que podem escrever como falam. Por conta disso, alguns usos, como os abaixo, são frequentes:
Errado | Certo
Me dá... | Dá-me ou Dê-me
O carro bateu mais ninguém se feriu | O carro bateu, mas ninguém se feriu
Afirmo sou inteligente | Afirmo que sou inteligente
Senão não fosse o trânsito tinha me atrasado. | Se não fosse o trânsito tinha me atrasado.
Se o domínio da norma culta da Língua Portuguesa é importante para o sucesso pessoal e profissional de todos, o mínimo que se pede aos professores e Palestrantes é que deem o exemplo. Isto porque, diretores, superintendentes e presidentes de empresas precisam contar com a competência linguística - conhecimento gramatical e interpretativo - daquelas pessoas. A falta desse domínio será notada por muitos rapidamente.