A Import Ncia Da Literatura Infantil Na Alfabetiza O
Segundo Soares, “(...) alfabetizar significa adquirir habilidades de decodificar a língua oral em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler)”. (SOARES, 2004, p. 15).
Mas quando falamos em processo de alfabetização é relevante pensar além da aquisição da decodificação de textos, é preciso que a leitura e escrita auxiliem no processo de reconhecimento da pessoa como parte da sociedade em que está inserida, é necessário que a criança leia o mundo a sua volta como um todo.
Assim, é necessário que pensemos em letramento, que conforme Soares apud Baptista, nos fala que: (...) a palavra letramento designa o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo após haver se apropriado da escrita. É o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como: capacidade de ler e escrever para informar ou se informar, para interagir, para ampliar conhecimentos, para interpretar e produzir diferentes tipos de texto, para inserir-se efetivamente no mundo da escrita, dentre muitas outras.
(2010, p. 103).
Assim percebemos que é preciso alfabetizar letrando, e para que esse processo seja realmente significativo necessita ser lúdica e partir de sua realidade, fazendo com que os educandos percebam a importância e necessidade deste processo para sua vida.
Para despertar o interesse pelo mundo da leitura e escrita nos pequenos educandos a literatura infantil é uma grande aliada, por abrir as portas da imaginação e incentivar o hábito e gosto pela leitura, contribuindo desde cedo para a formação de cidadãos leitores, pensantes e críticos, capazes de se perceber como fundamentais na sociedade em que estão inseridos.
A literatura infantil é um recurso pedagógico indispensável no processo ensino aprendizagem se trabalhada adequadamente pelo docente, respeitando a idade e maturidade de seus educandos, ela favorece a aquisição de conhecimentos de leitura e escrita. A