Contabilidade Ambiental
Muito antes do que se imagina a questão do meio ambiente já é discutida no mundo inteiro. Nossos problemas ambientais vêm acontecendo há muitos anos, causando mudanças gradativamente que hoje já pode ser sentida por todo planeta (como a falta d’agua por exemplo)
Com essa preocupação com o meio ambiente, as empresas passam a ter um papel social e ambiental muito importante, a contabilidade pode contribuir para que isso ocorra de forma organizada, fazendo o registro do patrimônio ambiental, ou seja, bens, direitos e obrigações ambientais de uma empresa. Ela tem por seu objetivo oferecer informações sobre os eventos ambientais que podem modificar a situação patrimonial da empresa, e seus benefícios são muitos: redução de gastos (agua, energia e outros), melhoria da imagem da organização para o público, contribuir com a sociedade.
A contabilidade ambiental tem como papel não só registrar os gastos e os investimentos com o ambiente, mas também conscientizar que os nossos recursos naturais são poucos e estão acabando, e que precisamos fazer uso dele com conscientização e responsabilidade.
O Brasil ainda é muito fraco na contabilidade ambiental, segundo a pesquisa realizada na universidade da PUC – Campinas “13% entre as nacionais. Já entre os principais motivos apontados pelo baixo grau de conhecimento sobre Contabilidade Ambiental, 57% das empresas indicaram a incipiência do tema no Brasil; 24% a falta de pesquisas acadêmicas; e 19% a não necessidade de aplicá-la”
As empresas nacionais precisam se unir para discutir tais problemas, pois nosso pais passa por serias devastações ambientais, tanto causadas por empresas quanto pela sociedade, que no fim resultam na mesma.
Bergamini Júnior mostra alguns