A implementação da política nacional de resíduos sólidos na gestão urbana municipal parcial
A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
NA GESTÃO URBANA MUNICIPAL
PROFESSOR EAD.
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL Waner Jose torres
PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO TAKAMASA OTSUKA
Taguatinga /DF
2012
SUMÁRIO
Introdução 3
Diagnóstico da Situação 4
Considerações Finais 8
Referências 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo relatar a importância do correto tratamento dos resíduos sólidos coletados e tratados na Cidade de Brasília/DF. Trataremos ainda do tema no ponto de vista das políticas de saneamento aplicadas no DF.
A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
NA GESTÃO URBANA MUNICIPAL
A Gestão de resíduos como sistema integrado tem sido a base para criação de projetos estruturais do Sistema de Limpeza Urbana do DF. O governo do DF lançou , no final do ano de 2011,a Política de Resíduos Sólidos para o Distrito Federal. Após anos sem um planejamento para o setor, o governo estabeleceu premissas e diretrizes para a implantação de um sistema de gestão integrada de resíduos sólidos no DF à altura da capital federal, que será exemplo para outras cidades brasileiras. A lei 11.445/2007, juntamente com a lei nº 12.305 de 02/08/10 norteiam o trabalho feito na nossa capital.
O tratamento do lixo urbano nas grandes cidades brasileiras coloca Brasília em uma situação particularmente mais grave do que as demais. O primeiro indicador é o que situa Brasília na condição de “metrópole nacional”, dividindo essa classificação com São Paulo e Rio de Janeiro, as duas megalópoles brasileiras, segundo o estudo “Regiões de Influências das Cidades”, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Brasília exerce sua atração sobre cerca de 9,7