A Igreja no fim da era apostólica e início da perseguição romana
O Doutor Martin Lloyd Jones, ministrou uma série de palestras intituladas com a seguinte pergunta. “Podemos aprender da história?”
E ele começa sua analise por uma frase importante de Hegel (importante filósofo alemão) que diz assim: “O que aprendemos da historia é que não aprendemos nada da história”
E então Lloyd Jones ressalta que esta afirmação de Hegel é plenamente verdadeira no que se refere ao mundo secular. A história da raça humana nos mostra isso. A humanidade em sua estupidez, sempre repete os mesmos erros. Não aprende e se nega a aprender.
Porém ele ressalta que no diz respeito ao Cristão, isso não pode ser verdade. O Cristão deve aprender da história, é seu dever fazer isso, e devemos nos encorajar a fazê-lo com alegria. Ele ainda argumenta que é sempre essencial suplementar a nossa leitura teológica com a leitura da historia da igreja.
Entendo ser a historia talvez uma matéria das mais importantes, falo isso no que diz respeito a historia do mundo, da humanidade em geral, e em nosso caso principalmente na história da igreja onde encontramos a historia do povo de DEUS. E tenho isso de forma muito simples e clara.
TUDO ACONTECE HISTORICAMENTE
Nós precisamos da historia para ter uma visão mais ampla do mundo, dos povos e de DEUS. Sem a história ficaríamos engessados. Ficaríamos presos em nossa própria Ilha, nosso próprio mundinho. Entendem.
Temos que ter conhecimento da história, do que aconteceu, dos personagens, e principalmente poder enxergar a mão SOBERANA DE DEUS GOVERNANDO todo este processo histórico.
Como poderemos entender o que está acontecendo aqui nesta data, sem saber o que aconteceu ontem, anteontem, e a 1000 anos passados?
Nossos conceitos, entendimentos, cultura, está tudo ligado automaticamente a história. Nós somos a história, a história de ontem me contempla, o que visualizaram amanhã como a história de hoje, sou eu. A história contada amanhã, deste encontro aqui, estarei nesta história.