historia do cristianismo
Nos fatos descritos no Novo Testamento, Roma se solidificava como o maior império que já existiu, composto de cultura grega e poder romano. Os romanos já haviam conquistado grande parte do Oriente e todo o Ocidente durante os dois últimos séculos da era critã. Òtavio Augusto (63 a.C.-14d.C) Foi o primeiro imperador romano, reorganizou o estado, sedimentou as fronteiras, espalhou estradas e construções por toda a extensão do império, de quase 30 milhões de quilômetros quadrados, o mesmo hoje é dividido em trinta nações.
Na metade Ocidental, o idioma utilizado era o latim, e na região do Mediterrâneo oriental e no Oriente Próximo era o grego. Nesta época , o mundo romano era dividido em trinta e seis províncias. Sendo que onze eram senatoriais, administradas por um procônsul, e vinte e cinco eram imperiais, governadas por um legado pretor. Entre essas ultimas províncias, dez (como a Judéia e o Egito) eram dirigidas por um procurador. Neste cenário, um elemento importante era o exército romano, que então foi reorganizado, o mesmo tinha aproximadamente 300 mil homens, defendendo um império de cerca de 60 milhões de pessoas.
Após sua morte, Otávio Augusto foi sucedido por Tibério (42 a.C.-37 d.C.), Caio (12-41, Cláudio 10 a.C. -54 d.C.) e Nero (37-68). Com o suicídio deste último, seguiu-se novo período de guerra civil, como o ano dos quatro imperadores (69).
Finalmente, em 70, logo após longo sítio, Jerusalém foi tomada pelo exército romano, seu templo, destruído, e a revolta, sufocada.
O CRESCIMENTO DA IGREJA CRISTÃ
Com o fim da trajetória de Jesus Cristo na terra, ou seja, nascimento, vida,morte, ressurreição e ascensão, a igreja cristã cresceu rapidamente, após o derramamento do Espírito Santo sobre os apóstolos na festa judaica do Pentecostes. Por meio da pregação apostólica e dos discípulos, a fé cristã partiu da cidade de Jerusalém, e em pouco tempo alcançou a Síria a Ásia Menor, a Macedônia, a Grécia e a Itália. Até