A idade média
Compreende o período que vai da queda do Império Romano ao surgimento do movimento renascentista. Apesar de ser chamada Idade das Trevas, foi nesse período que se estabeleceu a fusão dos valores culturais germânicos e romanos na Europa e é nele que ocorre o surgimento das primeiras universidades, assim como o surgimento do Império Bizantino
Modo de produção feudal
O modo de produção na idade média era servil. A agricultura era a base da economia feudal e ela era principalmente voltada para suprir as necessidades do feudo. Existiam moedas naquele tempo, porém eram pouco, pois a troca de produtos era mais comum.
Elementos romanos
Os principais elementos romanos que contribuíram para a formação do feudalismo foram:
A economia agrária e autossuficiente das vilas romanas
Colonatos: sistema de trabalho servil que se desenvolveu com a decadência do Império Romano, quando escravos e plebeus empobrecidos passaram a trabalhar como servos em terras de um grande senhor. O proprietário oferecia terra e proteção ao homem, recebendo deste um rendimento do seu trabalho.
ELEMENTOS GERMÂNICOS
Comitatus: estabelecia laços de fidelidade entre o chefe militar e seus guerreiros.
Beneficium: os chefes militares germânicos costumavam recompensar seus guerreiros com terras, o que mais tarde passou a acontecer nos feudos. Em troca, o chefe recebia a lealdade de seus guerreiros.
CARACTERÍSTICAS
Econômicas: a economia da Europa naquela época era predominantemente agrícola. Os conflitos com as regiões islâmicas impedem a passagem pelo Mediterrâneo, o que bloqueia todas as rotas comerciais. A economia de domínios é bastante fechada e se desenvolve com caráter casual. O pouco comércio da época ocorria apenas para satisfação primária (roupas, alimentos, etc); apesar da escravidão ainda existir, o período foi marcado pela servidão, onde o servo tinha liberdade e direitos, mas não poderia deixar o feudo.
Políticas: prevaleceu na Idade