A hora de ser lider
Qual é o momento em que os verdadeiros líderes se manifestam? Para Michael Useem, professor de liderança da Wharton Business School, nos Estados Unidos, eles aparecem nas situações críticas. Ussem acredita que liderança, em essência, é o ato de fazer diferença, principalmente quando sua vida, sua profissão ou a sua empresa estão em jogo. Em The Leadership Moment, Useem mostra nove pessoas em momentos decisivos de suas vidas ou carreiras. Algumas delas saíram da crise num triunfo absoluto. Outras, num desastre também absoluto. A diferença entre elas, diz Useem, está na liderança. É o resumo de uma dessas histórias que você lê a seguir. Não perca também “ O Guia do Líder “, uma relação de lições que Useem tirou após conversar intensamente com as pessoas citadas no livro.
U m dia, em novembro de 1998, o chefe da aldeia de Sikoroni, no Mali, África Ocidental, juntamente com 14 homens idosos -- a maioria entre: 50 e 60 anos - deram as boas-vindas a um visitante. Quase todos, nesse grupo de anciãos, foram conduzidos ao encontro por jovens que iam na frente puxando as extremidades de suas bengalas. Dos catorze, doze tinham olhos sem vida, vítimas de uma das mais terríveis doenças dos países pobres, a cegueira do rio. Entre os 20 milhões de vítimas atingidas por essa doença em todo o mundo, cerca de 300 000 são completamente cegas. Em algumas regiões da África, os habitantes das aldeias acreditam que envelhecer é sinônimo de ficar cego. Mas muitos nunca chegam a esse estado: a cegueira do rio pode diminuir em 30% ou mais a expectativa de vida.
Até o final dos anos 70, funcionários do governo combateram a doença aplicando pesticidas nas terras vizinhas aos rios onde os insetos causadores da moléstia se reproduzem. Esses locais, entretanto, eram muito numerosos e imprevisíveis para permitir um controle total. Tratamentos com medicamentos exóticos, embora disponíveis, exigiam acompanhamentomédio e não podiam ser administrados em massa.