A hora da estrela
Autora: Clarice Lispector
Escola literária: Modernismo, 3ª geração
Ano de publicação: 1977
Gênero: Romance psicológico
Temática: introspecção, conflito interior, solidão
Local: Rio de Janeiro Narração: 1ª pessoa - narrador onisciente
A história do livro de primeira vista parece ser bem simples e fácil de se entender. Mas, é totalmente ao contrário. Durante toda a leitura do livro que possui 80 páginas, eu me perguntava: "Ok, mas o que Clarice quer me dizer com essa história?" e sinceramente não sei até agora. A personagem Macabéa é interessante, o jeito como ela vive sem se preocupar com a vida e praticamente sem saber quem ela mesma é. Esse livro me levou a pensar em várias coisas: "O que sou? Por que estou aqui? Será que viver é ser tão insignificante quanto ser Macabéa?" Ou seja, minha cabeça não parava de girar e de formular várias perguntas. Clarice Lispector é única por si só e é claro que seu livro seria de cunho complicado. Ou seja, na hora da leitura vá devagar, leia aos poucos para você entender melhor. Eu por exemplo demorei 5 dias (mesmo sendo um livro tão curto) pois em cada paragrafo a autora quer nos dizer algo que está escondido entre linhas .. .
A temática
O tema gira em torno de questionamentos dos valores da sociedade moderna, do papel social do artista contemporâneo e da própria existência humana.
Biografia de Clarice Lispector: ( Henrique )
Clarice Lispector (1920-1977) foi escritora e jornalista brasileira. "A Hora da Estrela" foi seu último romance, publicado em vida.
Clarice Lispector (1920-1977) nasceu em Tchetchelnik na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Filha de família de origem judaica, Pinkouss e Mania Lispector. Sua família veio para o Brasil em março de 1922, para a cidade de Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe. Nascida Haia Pinkhasovna Lispector, por iniciativa do seu pai, todos mudam de nome, e Haia passa a se chamar Clarice.
Em 1925 mudam-se para a cidade de