A hora da Estrela
A Hora da Estrela é o penúltimo romance e último livro publicado em vida pela escritora brasileira Clarice Lispector.
O romance narra a história da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. É talvez o seu romance mais famoso, sendo adaptado para o cinema por Suzana Amaralem 1985
.
Resumo – A hora da Estrela
Rodrigo inicia a história traçando um perfil da protagonista que irá criar. Ela será de origem nordestina, embora o autor ainda desconheça seu nome. Esta jovem é tão inocente que em muitos momentos sorri para as pessoas nas vias públicas. Ele faz questão de enfatizar que ninguém retribui seu sorriso porque ela é praticamente invisível aos outros.
Sua profissão é definida com maior clareza. Ela domina a datilografia. A trama será bem singela. Se conquistar um marido, deverá se casar toda de branco. Há muitas questões ainda sem definição na mente do autor. Ele já sabe, porém, que a moça será muito recatada e não terá muito talento para viver.
A jovem vai ter um emprego de datilógrafa em uma empresa de representação de roldanas, localizada na Rua do Lavradio. Seu patrão briga com ela porque a moça comete muitos erros nos textos que datilografa. Ele a intimida com ferocidade, insistindo em dizer que irá mandá-la embora. Com doçura a protagonista pede desculpas por lhe causar problemas; nessa hora Raimundo Silveira recua e com mais educação diz que por algum tempo não a demitirá.
No passado a jovem viveu ao lado de uma tia devota. Ela veio ao mundo bem raquítica; aos dois anos ficou órfã de pai e mãe no sertão alagoano. Então foi com sua única parente para Maceió. A personagem demorou a se desenvolver fisicamente e no início não parecia ter qualquer traço de feminilidade.
O único prazer dela era comer goiabada com queijo,