a hora da estrela
Rodrigo S.M.: Não há descrição de suas características físicas no relato, nem mesmo são detalhadas as suas características morais. Descobrimos que após o término da história que em variados momentos, a autora (Clarice Lispector) se faz presente por meio dele. Sem dúvida alguma sua preocupação no livro, é o ser humano, os preconceitos e os problemas da sociedade. Tornando a trama uma reflexão sobre sociedade á partir de uma “desconhecida nordestina que viu numa rua do Rio de Janeiro” Podemos dizer que Rodrigo S.M. é uma personagem simples, ou seja, não sofreu mudanças no seu caráter durante toda a história.
“E ouço passos cadenciados na rua. Tenho um arrepio de medo. Ainda bem que o que vou escrever já deve estar na certa de algum modo escrito em mim”
Página 20 de “A hora da Estrela”
Macabéa: Uma jovem alagoana de 19 anos, que já tinha perdido a família. Era magra, possuía ombros largos, olhos redondos e grandes, virgem, e cheirava mal. Queria ser estrela de cinema, assim como Marilyn Monroe, gostava de Coca-Cola e de escutar a Rádio-Relógio. É uma moça ingênua, alienada, com baixa auto-estima e facilmente enganada pelos outros. Assim como A primeira personagem, é simples não ocorrendo mudança no seu caráter. “A datilógrafa vivia numa espécie de atordoado nimbo, entre o céu e inferno. Nunca pensara em “eu sou eu”
Página 36, de “A Hora da Estrela”
Personagens Secundárias Não é uma trama com tantas personagens, havendo dois principais já descritos nesse trabalho, e pouco mais de meia dúzia de secundárias. Estará errado se dizer que todas as personagens são somente simples ou complexas, afinal de contas traição é um dos problemas na história.
Olímpico de Jesus: Fora o primeiro