A HORA DA ESTRELA
Sua obra sempre focalizou o íntimo das personagens, mas em A Hora da Estrela ela considera o contexto histórico, como produtor e reprodutor da narrativa. Quando a história de Macabea começa, Marilyn Monroe já está morta, assim, podemos localizar a novela entre 1960 e 1970.
Após a segunda guerra mundial, o mundo foi dividido em blocos: capitalista e comunista. De um lado a “cortina de ferro”, como um regime fechado e autoritário, e, por outro lado, o capitalismo que se baseava nas leis econômicas.
Nos países do terceiro mundo surgem as ditaduras militares, que tomam o poder político e econômico, incluindo o Brasil vitima de uma ditadura militar com o golpe em 1964, mas, especialmente nos anos de 1969 a 1973, sob o governo de Médici, o Brasil passou por pelo período denominado “ O milagre econômico”, que designou um extenso desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve um aumento da concentração de renda e da pobreza.
O contexto social do Brasil foi se configurando pela ascensão de uma sociedade de consumo, pela consolidação do mercado de bens culturais. Portanto, a década de 70 foi marcada pela ascensão cultural de massa industrializada.
De acordo com Oliveira (2007, p. 4) aconteceram outras mudanças estruturais na sociedade, tais como: a urbanização acelerada que se tornou desumana, contribuindo para a formação de grupos miseráveis expostos à ânsia do consumo, ascensão da mídia, especialmente a televisão, que vem ditar valores e comportamentos veiculados, a emergência da cultura popular e das multinacionais que