NAFTA e ALCA
Em inglês: North American Free Trade Agreement, ou seja, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Este atual NAFTA entrou em vigor em 1992 com um prazo de 15 anos para eliminação total de barreiras alfandegárias entre Estados Unidos, Canadá e México.
O principal objetivo é fazer frente à união européia vendo que eles têm alcançado um grande êxito no cenário mundial.
Canadá e México dependem muito dos Estados Unidos, o Canadá dos recursos financeiros e o México por uma parceria firmada entre os dois países, pois o México possui um enorme mercado consumidor uma enorme jazida de petróleo e fornece mão de obra barata. Com isso os norte-americanos investiram em território mexicano almejando o aumento de postos de trabalho no país e diminuir a incidência da entrada de mexicanos nos Estados Unidos de maneira ilegal.
Os Estados Unidos tem um grande desejo de expandir a atuação desse bloco econômico implantando um mega bloco com livre comércio entre América do Norte, Central e do Sul, porem o congresso teme que em caso de uma crise o pais se torne responsável pelos outros países da América.
O NAFTA gerou grandes polêmicas, controvérsias e revoltas por parte dos opositores nos países envolvidos, por exemplo Uniões trabalhistas no Canadá e nos Estados Unidos se opuseram a NAFTA por medo de que os empregos saíssem do país devido a menores custos de mão-de-obra no México e Fazendeiros no México se opuseram à NAFTA devido aos fortes subsídios de agricultura para os fazendeiros nos Estados Unidos que têm pressionado os preços da agricultura Mexicana.
Alca
Área de livre comércio das Américas foi uma proposta feita pelo presidente americano Bill Clinton em 1994. Que Eliminaria as barreiras alfandegárias dos 34 países da américa, com exceção de Cuba, este tratado teria duração de 11 anos.
A estratégia era de gradualmente suprimir as barreiras ao comércio entre os países participantes, prevendo-se a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os