A Hora da Estrela - Clarice Lispector
A Hora da Estrela
(Clarice Lispector)
RIO NEGRINHO
2014
MARIANNA GROSSL
A Hora da Estrela
(Clarice Lispector)
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de português, sob orientação da professora:
Claudine Schloegel.
RIO NEGRINHO
2014
1.0 INTRODUÇÃO
O livro, A hora da estrela, da autora Clarice Lispector, foi lançado no ano de 1977. A escritora descreve a história de uma mulher, a qual passa por muitas dificuldades na vida, que sem nenhuma esperança conforma-se com sua situação. Do começo ao fim, a história é relatada de um modo triste aos olhos de um narrador fictício.
Clarice possui um olhar feminista, e expressa os sentimentos da mulher da época. Ela faz críticas a situação da sociedade brasileira, e tem como objetivo apresentar aos leitores a realidade.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 BIOGRAFIA DO AUTOR Clarice Lispector, filha de Pinkouss e Mania Lispector, nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, durante a emigração de sua família ao Brasil. Em 1930, a mãe de Clarice morre em virtude de uma doença que a deixa paralítica.
A autora estuda piano, hebraico e iídiche. Em um certo dia, ela vai ao teatro, inspira-se e escreve “Pobre menina rica”, uma peça em três atos.
Muda-se várias vezes enquanto seu pai prospera no trabalho. Em 1935, Clarice muda-se para o Rio de Janeiro, onde lê romances adocicados para sua idade. É lá que começa a ler os livros de Rachel de Queiroz, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Dostoiévski e Júlio Diniz.
Em 1938, a escritora passa por dificuldades financeiras, e dá aulas particulares de português e matemática. É nesse momento em que ela convive com alunos, e utiliza essa convivência como inspiração, como no romance: “Perto do Coração Selvagem”. Aprende a datilografar e a falar em inglês.
Em 1939 inicia os estudos na faculdade de Direito. Clarice faz traduções de textos científicos e também trabalha como secretária em um