A História dos Templos
A História dos Templos - Liahona Out 2010 - liahona
A História dos Templos
Élder James E. Talmage (1862–1933)
Do Quórum dos Doze Apóstolos
Tanto nos tempos antigos quanto nos modernos, o povo do convênio do
Senhor sempre considerou a construção de templos um trabalho especificamente exigido deles.
Um Local Designado
A ideia essencial de templo é e sempre foi a de um local designado especialmente para um trabalho considerado sagrado; num sentido mais restrito, o templo é um edifício construído e dedicado ex clusiv amente para cerimônias e ritos sagrados.
A palav ra latina templum equiv alia ao hebraico beth Elohim e significav a habitação de Deus; assim, significav a literalmente a casa do Senhor.
Essas estruturas foram edificadas em div ersas épocas, tanto por adoradores de ídolos quanto por seguidores do Deus v erdadeiro e v iv o. Embora os pátios desses templos fossem usados como locais de reunião geral e cerimônias públicas, sempre hav ia salas internas nas quais apenas sacerdotes consagrados podiam entrar e nas quais se dizia manifestar-se a presença div ina. Os templos nunca foram v istos como locais de reuniões públicas comuns, mas como ambientes santos e consagrados para as cerimônias mais solenes de determinado sistema de adoração.
O Tabernáculo da Antiga Israel
Na antiguidade, o pov o de Israel distinguia-se entre as nações como construtores de santuários ao nome do
Deus v iv o. Esse trabalho lhes foi especificamente solicitado por Jeov á, a Quem professav am serv ir. A história de Israel como nação remonta ao Êx odo. Logo que fugiram do ambiente idólatra do Egito, precisaram preparar um santuário onde Jeov á manifestaria Sua presença e daria a conhecer Sua v ontade como Senhor e
Rei aceito pelo pov o.
O tabernáculo era sagrado para Israel como o santuário de Jeov á. Foi construído de acordo com um plano e especificações rev elados (v er Êx odo 26–27 ). Era uma estrutura compacta e portátil e, embora não passasse