Ciencia Dos Materiais - Aço
05/10/2010
AÇOS RESISTENTES AO DESGASTE
Joaçaba,
05/10/2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O desgaste é um fenômeno que ocorre em peças em movimento, por exemplo, em pistões,válvulas, eixos, engrenagens, cilindros, e peças semelhantes em máquinas, maquinário agrícola, aparelhos de transporte, de construção, britadores, escavadeiras, misturadores, entre outros aparelhos e máquinas utilizados na engenharia e indústrias.
Trata-se de um fenômeno superficial, devido ao contato de superfícies, uma das quais, pelo menos, em movimento e que resulta na deformação gradual das peças ou na modificação de suas dimensões, com paulatina, redução das mesmas até um ponto em que perdem sua eficiência quanto em serviço, ou apresentam profunda alteração de sua ajustagem, de modo que em qualquer caso, criam-se tensões inesperadas, ocasionando a sua ruptura pela aplicação de uma pequena sobrecarga, por fadiga ou esforço dinâmico.
O desgaste é um fenômeno que ocorre constantemente à nossa volta, e verifica-se sempre que há arraque de mterial por parte do corpo mais duro.Na maioria dos casos, o desgaste poderá resultar de:Adesão, Fadiga Superficial, Oxidação, corrosão e abrasão.
DESENVOLVIMENTO
1. TIPOS DE DESGASTE:
Existem vários tipos de desgaste, neste trabalho estará os mais comuns tipos de desgaste. O desgaste ocorre pelo deslocamento ou arrancamento de partículas metálicas de uma superfície metálica. A causa desses efeitos podem ser divido ao contato de uma superfície metálica contra outra superfície sendo essa metálica ou não, contra líquidos ou gases em movimento. Com isso podemos considerar três tipos de desgaste: -Desgaste de metal contra metal, mais conhecido como